A produção de produtos de saúde animal é realizada por grandes complexos empresariais. Nesse setor, o mercado é extremamente concentrado e a estratégia aplicada pela indústria é, majoritariamente, baseada em escala e pesquisa e desenvolvimento.
Na realidade brasileira, a logística e entrega desses produtos opera de forma distinta para diferentes regiões e escala operacional dos clientes finais – produtores. Além
disso, a configuração dos modelos de produção para bovinos, suínos e aves altera a relação comercial entre consumidor e vendedor desses produtos, impactando diretamente o canal de distribuição.
O desafio da Innovatech Consultoria era grande para entregar Análise de Mercado e Inteligência Competitiva. Após a análise inicial, optamos por mapear e definir todos os canais de distribuição no projeto, qualificando e quantificando as principais particularidades de cada modelo ou processo, visando identificar oportunidades de investimento.
Estudo de caso em saúde animal
Com essa abordagem, foi possível:
- Entender sobre particularidades regionais dos canais de distribuição de produtos de saúde animal, baseado no modelo de produção de proteína animal
predominante; - Fazer o levantamento dos principais players no mercado;
- Análise e comparação de estratégias vencedoras.
Principais metodologias
Veja em resumo as metodologias que usamos:
- Cadeia de valor;
- Estudo de mercado;
- Estimativa de profit pool.